Parking News

Estacionamento. Projeto quer gratuidade de quatro horas em hospitais do SUS (Curitiba/PR)

estacionamentomt-331

Um projeto de lei do vereador Wolmir Aguiar (PSC) quer garantir gratuidade de estacionamentos em hospitais, clínicas e demais equipamentos de saúde conveniados à rede municipal do SUS em Curitiba, mesmo que sejam particulares.

A proposta vedaria a cobrança por até quatro horas e a partir deste período começaria a contar a primeira hora pela tabela de preços de cada estabelecimento. Segundo o vereador, a proposta não esbarra no princípio da livre iniciativa. “Eu entendo que o Estado tem que deixar aberto, mas tem o direito de regular, controlar as relações”, justificou, ressaltando os direitos fundamentais à saúde e à dignidade da pessoa humana, especialmente em casos de emergências médicas. “Estes locais têm altíssima demanda e o atendimento é demorado, de pelo menos duas, três horas, que impacta no custo final dos usuários”, completou.

Atualmente poucos hospitais da capital paranaense se enquadrariam no projeto, pois a maior parte dos conveniados ao SUS não têm estacionamento ou não cobra. A proposta aguarda instrução da Procuradoria Jurídica e depois passará pelas comissões permanentes da Câmara – a primeira é a de Legislação, Justiça e Redação, presidida por Wolmir. “Devemos ter um parecer já na primeira quinzena de agosto e uma futura votação em plenário até outubro”, declarou.

Fora do SUS

O projeto atual não inclui hospitais privados que atendem apenas no particular, mas isso pode mudar. “Existe o entendimento de alguns na comissão (Legislação, Justiça e Redação) que pode ferir o princípio da livre iniciativa nestes locais, mas futuramente podem ser incluídos”, disse.

Fonte: Jornal Metro - Curitiba - 18/07/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A estupidez do estacionamento gratuito

É preciso encarar de vez a questão: o estacionamento gratuito não existe, não passa de uma ilusão. Ponto. Sempre tem um custo, e esse custo deve ser pago por alguém. Não me refiro a quanto custa a pa (...)

Mongaguá cria app de estacionamento (SP)

Desde o dia 17, moradores e visitantes de Mongaguá têm acesso ao cartão de estacionamento rotativo com mais facilidade. Isso porque a Prefeitura, em parceria com a DCT Tecnologia e Serviços Ltda., emp (...)

Governo aumenta imposto sobre combustíveis

O governo aumentou o PIS/Cofins incidente sobre combustíveis para garantir o cumprimento da meta fiscal deste ano, de déficit de R$ 139 bilhões. Segundo apurou o Estadão/Broadcast, o governo avalia a (...)

Confusão na hora do estacionamento (Niterói/RJ)

Novas conjunturas e cenários exigem novos hábitos. Na Região Oceânica de Niterói, com a construção do corredor BHLS, o sistema de estacionamento ao longo da Estrada Francisco da Cruz Nunes sofreu alte (...)

MPF questiona tarifas de estacionamento (BA)

O Ministério Público Federal (MPF) concedeu parecer favorável à ação civil pública ajuizada pela Associação Baiana de Defesa do Consumidor (Abdecon) para que a empresa responsável pelo estacionamento (...)

Zona Azul ganha mais 40 vagas no Centro (PE)

Começaram a valer dia 21 as 40 novas vagas de Zona Azul implantadas no Centro do Recife. São 20 na Praça da República, em frente ao Teatro Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, e mais 20 na rua Ma (...)


Seja um associado Sindepark