A decisão, publicada na semana passada no "Diário Oficial" do Estado, dá 20 dias para a retirada da sinalização. Mas ainda cabe recurso, destaca o BOL Notícias.
Conforme sentença da juíza, o uso de "palavra alienígena" afronta a Constituição, que estabelece a língua portuguesa como oficial do País, e confunde motoristas.
Ela escreve, na decisão, que a junção das palavras "pare" e "quatro" - uma alusão à encruzilhada entre quatro esquinas - "nem sequer tem algum sentido em nosso idioma, inexistindo também tradução".
A prefeitura informou em nota que a Secretaria de Negócios Jurídicos estuda a notificação e vai recorrer.
Questionada sobre a origem do termo, que batiza um programa municipal de educação de trânsito, a assessoria de imprensa informou que só Flávio Biondo, secretário de Transportes e Sistema Viário em 2009, saberia responder.
Hoje ele ocupa a pasta de Obras. Biondo não foi encontrado pela reportagem. No ano passado, ele disse à Folha que as palavras em inglês atingiam os jovens, que "têm uma linguagem global da web, do Twitter, do Big Brother" e estão nas estatísticas de acidentes.
A reportagem ouviu dois professores de inglês que afirmaram desconhecer a existência da expressão "stop four" no idioma.
Fonte: BOL Notícias, 7 de dezembro de 2010