De acordo com a Controlar - empresa contratada pela prefeitura para fazer a inspeção -, a extensão do horário permitirá que até 3.000 veículos a mais sejam atendidos por dia. A demanda média diária é de cerca de 20 mil carros. Com a mudança, será possível atender até 33 mil veículos por dia.
No dia 1º de janeiro de 2011, a taxa da inspeção veicular ambiental em São Paulo será reajustada de R$ 56,44 e deve chegar a R$ 62,10. O aumento será feito com base no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), segundo contrato firmado pela Prefeitura de São Paulo com a empresa Controlar.
Segundo a Controlar, a data do reajuste está confirmada, mas a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente ainda precisa aprovar a nova tarifa.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a usar, dia 6, radares para multar quem ainda não fez a inspeção. Todos os veículos com placa de São Paulo deveriam ter comparecido à vistoria, exceto os que têm placa com final zero (cujo prazo acaba em 31 de dezembro). A evasão, por enquanto, é grande. A frota da cidade é de 6,9 milhões de veículos. A Controlar espera realizar até 4 milhões de inspeções neste ano, mas até o dia 1° de novembro apenas 2,2 milhões de carros haviam sido aprovados.
Veja abaixo a lista dos centros de inspeção e os horários de atendimento
Segunda a sexta, das 7h às 22h:
Anchieta
Itaquera
Jaguaré
Morumbi
Parque do Carmo
Parque do Estado
Parque São Jorge
Pirituba
Raposo Tavares
São Miguel
Vila Medeiros
Segunda a sábado, das 7h às 22h:
Aricanduva
Casa Verde
Cidade Dutra
Segunda a sábado, das 7h às 23h:
Barra Funda
Segunda a sexta, das 7h às 19h:
Tatuapé
Fonte: Agência Estado, 9 de dezembro de 2010