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Vidro de carro na Cidade do México é todo cheio de adesivo. Essa é a única maneira de saber se os veículos estão passando pela inspeção veicular obrigatória, duas vezes por ano. O compromisso do motorista mexicano com o meio ambiente é em dobro se comparado com o de São Paulo. Na capital mexicana, a inspeção veicular existe há mais de 20 anos e é mais rigorosa. O diretor do centro de verificação, Francisco, explica que os técnicos não conseguem alterar o programa de computador. Por isso, a regra é a mesma tanto para um carro novo quanto para um mais velho, ressalta o G1.
"A única coisa que o técnico pode fazer é colocar os dados do veículo e seguir as indicações que o computador dá. Não há tolerância. Se o veículo não passa, ele tem que ir ao mecânico e ser consertado", explica.
Quem tem carro novo tem incentivos e pode ficar dois anos sem fazer a inspeção, além de escapar do rigoroso rodízio mexicano. Na Cidade do México, a medida funciona das 8h da manhã às 22h. Cada final de placa fica dois dias inteiros sem poder sair e também não pode circular um sábado por mês. As iniciativas diminuem os altos níveis de poluição na capital mexicana.
"Quando os níveis de poluição estão muito altos, representam risco grave à saúde. Temos que agir e a ação imediata é deter as emissões nas fontes, retirar os veículos de circulação", diz Armando Hernandez, diretor de monitoramento atmosférico.
Fonte: portal G1, 19 de abril de 2011

Categoria: Geral


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