De acordo com Tarcilo Rodrigues, diretor da Bioagência, a demanda pelo etanol será controlada com a substituição do uso do hidratado pela gasolina nos veículos flex fuel. Isso ocorre quando o preço do combustível de cana-de-açúcar chega a 70% do cobrado pela gasolina nos postos, o que torna o uso combustível de petróleo mais vantajoso economicamente.
"Pela primeira vez desde 2000 a indústria (sucroalcooleira) estará estagnada e a oferta de cana será limitada; o ajuste do consumo terá de ocorrer pelo preço do combustível", disse Rodrigues. "Com isso, haverá uma concentração maior do uso do hidratado no Estado de São Paulo, já que o Estado tem vantagem de preços por concentrar a maior parte da produção e ter uma tributação menor", completou. Em estados como o Rio Grande do Sul, por exemplo, dificilmente será vantajoso o uso de etanol.
Na estimativa da Bioagência, a demanda total pelo etanol hidratado no Centro-Sul, somando o abastecimento de veículos, uso em outros fins, transferências para o Nordeste e a exportação, será de 16,585 bilhões de litros em 2011, queda de 9,4% sobre os 18,303 bilhões de litros do ano passado. Como o consumo da gasolina deve crescer, a demanda pelo etanol anidro, misturado em 25% à gasolina C, deve saltar 8,7% entre 2010 e 2011, para 8,254 bilhões de litros.
No entanto, o aumento na demanda pelo anidro não será suficiente para evitar a queda na demanda total do etanol neste ano, já que a procura pelo hidratado é mais que o dobro. "Será preciso um maior planejamento para que as produções de etanol anidro e de gasolina sejam adequadas às demandas", concluiu Rodrigues.
Fonte: Agência Estado, 20 de abril de 2011