Parking News

O primeiro dia de funcionamento da faixa exclusiva de ônibus e da mudança no horário da Zona Azul confundiu ontem, dia 25, os motoristas na rua Domingos de Morais, na Vila Mariana (zona sul de SP). O horário padrão do uso da Zona Azul nas regiões demarcadas da capital é das 7h às 19h nos dias úteis. Já no trecho da Domingos de Morais entre a rua Santa Cruz e a avenida Afonso Celso, no sentido centro, coletivos e carros se revezam. Motoristas podem estacionar das 9h às 17h. Ônibus podem passar das 6h às 9h e das 17h às 20h. Ontem, a reportagem do jornal Agora flagrou os ônibus sendo obrigados a trafegar fora da faixa por conta de motoristas que estacionaram no corredor. Foi o caso da empresária Cristiane Honda. Ela foi multada e perderá quatro pontos em sua carteira de habilitação. "Cheguei de viagem e não sabia de nada", afirmou. Cristiane, que sempre estaciona no local, não prestou atenção na mudança da sinalização. Ela defendeu a criação de mais estacionamentos na região, mas aprova a implantação do corredor. "Geralmente os motoristas de ônibus trafegam com tudo e chegam até a arrancar os retrovisores dos carros."
A contadora Cíntia Gonçalves Ribeiro também foi pega de surpresa. Ela estava quase estacionando o carro, quando viu uma placa alertando sobre a faixa exclusiva de ônibus. "Isso só vai atrapalhar a vida dos motoristas e dos comerciantes. Existem poucos prédios com estacionamentos nessa região. Onde vamos estacionar agora?", questiona. O cabeleireiro Jean Teixeira tem um salão na Domingos de Morais há seis anos e diz que sempre parou em frente ao local. "Durante o dia, posso até deixar o carro, mas (no fim da tarde) terei que procurar outro lugar."
O engenheiro Creso de Franco Peixoto, professor da FEI, afirma que o revezamento entre carros estacionados e faixa exclusiva é uma atitude "sociopolítica", para agradar os motoristas. "Com o tempo, isso vai ter de desaparecer, para privilegiar o transporte público e de massa", afirmou. Segundo o especialista, o corredor foi feito para ajudar a absorver a demanda de passageiros da linha azul do metrô.
Fonte: Agora São Paulo, 26 de abril de 2011

Categoria: Mercado


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