Após as vendas anuais terem caído 8,2% em 2012 para uma mínima em 17 anos, 12,05 milhões de veículos, este ano já se encaminha para ser outro grande revés, particularmente para os fabricantes de mercados de massa.
A Ford tem sido uma das mais atingidas, com as vendas despencando o dobro do mercado pelo terceiro mês consecutivo. A montadora vendeu 53,6 mil carros no mês passado, 20,8% menos.
Depois da Ford, a General Motors e a Fiat foram as que mais tiveram perdas nas vendas, de 20,1% e 15,7%, respectivamente.
A Volkswagen, líder do mercado europeu, viu as vendas da marca de mesmo nome caírem quase 10%; as da sua marca de luxo Audi tiveram retração de 3,8%.
Apenas três marcas tiveram alta nas vendas no mês passado: Hyundai Motor, com 1,4%; Mazda, 13,1%; e Honda, 27%.
A Grã-Bretanha foi um ponto positivo no mês passado, com aumento nas vendas de 7,9%.
"Todos os outros mercados importantes tiveram retração, de 9,8% na Espanha a 10,5% na Alemanha, 12,1% na França e 17,4% na Itália", afirmou a Acea em comunicado.
Fonte: Agência Reuters, 19 de março de 2013