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Quem mora no Recife sabe o que vai precisar enfrentar para circular nas ruas. Longos engarrafamentos exigem paciência do condutor, passageiro ou usuário de transporte público. O aumento do trânsito reflete o crescimento do número de carros circulando na cidade: de acordo com o Detran, eram 1.497.822 veículos em 2008. Cinco anos depois, existem mais de 2,3 milhões de carros. No Bom Dia Pernambuco de ontem (25), o secretário de Mobilidade do Recife, João Braga, comentou as soluções que estão sendo estudadas e implementadas para melhorar o trânsito do Recife.
O bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife, é o campeão de reclamações entre motoristas, ciclistas e pedestres.
O possível rodízio de carros entrou na pauta do governo municipal nos últimos dias. De acordo com João Braga, o prefeito Geraldo Julio já autorizou o debate com a Câmara dos Vereadores e a Sociedade. "Não será um rodízio de carros exatamente. A proposta é pedir que o cidadão se levante um pouco mais cedo em dias alternados. No intervalo de 6h30 às 8h30, veículos com placas pares nos dias pares não vão poder passar nos principais corredores da cidade, e as câmaras vão monitorar tudo e multar os infratores. A solução é sair um pouco mais cedo de casa para que tenhamos a metade do número de carros circulando nas vias e distribuindo o volume de carros ao longo da manhã", explica o secretário.
Metrô
João Braga detalha, ainda, que o Recife não pode investir mais em metrôs por causa de um problema de solo, que encarece qualquer obra. "Temos um problema grande porque a cidade foi construída sobre alagados. É muito caro fazer um metrô; um túnel subterrâneo sob a Agamenon Magalhães, por exemplo, custa cerca de R$ 1 bilhão e 700 milhões", explica o secretário. De acordo com ele, o dinheiro pode ser utilizado para melhorar o que existe na cidade. "Vamos usar a verba para deixar o transporte público mais eficiente, com corredores exclusivos para toda a Região Metropolitana do Recife", afirma, dando o exemplo dos corredores Leste-Oeste, que vai ligar o bairro do Derby, na área central do Recife, até o município de Camaragibe, na Região Metropolitana, e Norte-Sul, que vai sair de Igarassu até o centro do Recife. As obras estão previstas para terminar em março de 2014.
Rio Capibaribe
O mesmo serve para o projeto do Capibaribe Navegável, que pretende utilizar transporte aquaviário nas Zonas Norte e Oeste da cidade. "Já estamos em obras desde o começo do ano. Esta alternativa vai tornar possível o transporte entre moradores da borda da Caxangá da borda da Zona Norte da cidade, transportando cerca de 350 mil pessoas por mês", diz o secretário das cidades, Danilo Cabral. De acordo com ele, serão construídas cinco estações, integradas ao metrô da cidade.
Fonte: Portal G1, 25 de março de 2013

Categoria: Geral


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