A diretora do Detran/AC, Sawana Carvalho, alerta os condutores que o período educativo para adaptação da fiscalização eletrônica já foi superado e pede mais prudência às pessoas na direção dos veículos. Segundo ela, do total de multas gerado nos primeiros dias da fiscalização efetiva, 70% foram registradas nos pontos considerados críticos pela gerência de multas da autarquia.
"O que tínhamos que fazer com relação a educação fizemos no período de 60 dias em que os equipamentos estavam instalados sem gerar multas, apenas notificando os condutores. Além, disso, utilizamos dias anteriores à instalação dos radares e das lombadas eletrônicas para explicar sobre o objetivo deles e como funcionariam. Fizemos estudos sobre a velocidade que poderia ser exercida nos trechos onde há os radares por cerca de quatro meses. A partir de agora, dependemos exclusivamente da colaboração dos motoristas", diz.
Conforme o Detran, no período educativo em que funcionaram os equipamentos de fiscalização eletrônica na capital do Acre, foram geradas mais de 10 mil notificações por atos irregulares de motoristas.
Fonte: Portal G1, 21 de março de 2013