Parking News

O aumento da frota e a antiguidade das galerias pluviais transformaram o chão da capital paulista em um verdadeiro campo minado, onde não é possível saber onde surgirá o próximo buraco. São Paulo tem 7,4 milhões de veículos circulando em pistas feitas sobre galerias pluviais de mais de 50 anos de idade em média, destaca o Diário. Em alguns casos, como na Avenida Nove de Julho, as galerias foram feitas em 1930. "É um campo muito minado, principalmente nos bairros mais centrais, que têm as galerias mais antigas, dimensionadas para um trânsito muito menor e para um entorno com terrenos mais permeáveis", afirma o engenheiro Luiz Sérgio Mendonça Coelho, professor da FEI (Faculdade de Ensino Inaciana).
Segundo ele, o problema dos solapamentos se deve a três principais fatores: a antiguidade das galerias, o trânsito pesado e a falta de manutenção e readequação. Em 1970, de acordo com dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a frota de São Paulo era de 965 mil veículos. "Há 40 anos um caminhão pesado tinha dez toneladas. Hoje, tem 40 toneladas. As galerias não aguentam esse peso e o volume de tráfego e trincam. A água infiltra, o concreto esfarela e aí ocorre o solapamento da pista", falou Coelho.
O problema é menor nos bairros mais periféricos e mais recentes, diz o engenheiro. "Nesses bairros as galerias foram feitas levando-se em conta o trânsito atual", disse Coelho. "Os recentes solapamentos de pistas em diversos pontos expuseram o problema da antiguidade e inadequação das galerias pluviais", falou o professor da FEI.
"É um problema grave e vem sendo ignorado há décadas. Houve pouca manutenção e não foi feito nada novo. É necessário recuperar e ampliar", afirmou Coelho.
Fonte: Diário de S. Paulo, 21 de março de 2013

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Preço de carro zero sobe menos de 1% (21/03/2013)

O preço dos carros novos teve leve alta no primeiro bimestre do ano. Houve elevação de 0,81% no valor repassado pelas montadoras ao consumidor final, número inferior à cobrança de IPI (Imposto sobre P (...)


Seja um associado Sindepark