De janeiro a agosto deste ano, motoristas foram multados mais de 1,2 milhão de vezes - o que corresponde a quase R$ 50,1 milhões em arrecadação. Segundo reportagem do DFTV, 71% do total já foi gasto, mas a população não sabe como.
De acordo com o Departamento de Trânsito do DF, quase R$ 23 milhões foram para obras de engenharia, como sinalização, semáforos e faixas de pedestres. Mais de 2,8 milhões ficaram para fiscalização. Quase R$ 6 milhões para despesas com pessoal e apenas R$ 7,6 mil para educação no trânsito.
Dos mais de R$ 50 milhões arrecadados com multas este ano, 71% já foram gastos. Mas a população não fica sabendo para onde vai o investimento. "A prioridade deveria ser a falta de estacionamento. Ninguém pode andar mais em Brasília de carro, porque não tem onde estacionar", reclama um motorista.
Segundo o Detran, a maior parte dos recursos vem da prestação de serviços como o licenciamento de veículos e os gastos seguem uma programação. "É feito um orçamento anual de acordo com cada área e de acordo com a disponibilidade financeira são executados os serviços", declara o diretor de segurança do trânsito Silvaim Fonseca.
O Detran alega que o gasto com campanhas educativas foi baixo porque o contrato com a agência de publicidade terminou no fim do ano passado. Outra agência será escolhida por licitação.
Fonte: programa DFTV 2ª Edição (TV Globo), 8 de setembro de 2010

Metrô bate recorde de passageiros

O Metrô de São Paulo bateu novo recorde de passageiros no dia 3 de setembro. Foram transportadas naquela sexta-feira 3,794 milhões de pessoas, segundo dados da própria companhia. O metrô paulistano é (...)