O DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário) decidiu cancelar 2.423 multas aplicadas por marronzinhos na marginal Tietê e decorrentes das falhas na sinalização da via. Foram analisadas 3.092 autuações, do período entre 27 de março - quando a obra de expansão foi inaugurada - e 16 de julho. As multas posteriores a esse período ainda estão sendo revisadas. Segundo noticiou a Folha, o órgão atende a recomendação do Ministério Público, que constatou problemas como falta de placas e de pintura nas pistas da marginal.
A Dersa (estatal responsável pela obra) teve até 31 de agosto para corrigir as irregularidades e, como descumpriu o acordo, está sujeita a pagar multa diária de R$ 100 mil. A multa já chegou a R$ 1,4 milhão. Para a promotora Maria Amelia Pereira, os tipos de multa relatados pelo DSV reforçam que há falhas. Quase metade delas (1.032) foi para carros que andaram sobre as demarcações que dividem as pistas - em locais onde, muitas vezes, elas nem existiam. Também foram canceladas 534 multas para veículos que não ficaram nas faixas destinadas a eles, 142 para carros em marcha à ré e 66 para veículos na contramão. "O marronzinho não poderia ter multado se a sinalização era falha", diz a promotora. Ela vai pedir que a Promotoria do Patrimônio Público investigue se houve improbidade administrativa dos marronzinhos e da CET. Hoje, 14 de setembro, termina o prazo para que CET e Dersa se manifestem. A CET também deve dizer se as multas dos radares serão canceladas. A Folha não conseguiu falar com os dois órgãos no dia 13 à noite.
Fonte: Folha de S. Paulo, 14 de setembro de 2010

Metrô bate recorde de passageiros

O Metrô de São Paulo bateu novo recorde de passageiros no dia 3 de setembro. Foram transportadas naquela sexta-feira 3,794 milhões de pessoas, segundo dados da própria companhia. O metrô paulistano é (...)