O número de veículos vendidos por ano no Brasil deve dobrar até 2025, segundo previsão do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.
De acordo com Jorge, um estudo encomendado pelo governo federal aponta que, em 15 anos, 6,8 milhões de carros, motos, caminhões e tratores serão comercializados anualmente no País. A informação foi divulgada pelo InfoMoney.
A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) espera que este ano sejam vendidas 3,4 milhões de unidades, segundo a Agência Brasil. Para o ministro, as demandas interna e externa de veículos impulsionarão o crescimento das vendas.
Bric
Ainda de acordo com o ministro, no Brasil e nos países que fazem parte do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) a frota é composta por mais carros antigos do que em países desenvolvidos, além de o índice de carros por habitante ser menor.
"Cerca de 60% da frota do Brasil tem menos de dez anos de fabricação. No Japão, são 83%. Os Bric também têm frotas velhas e, por isso, têm condição de puxar a demanda por automóveis", explicou o ministro.
Vendas
Jorge ainda afirmou que a carga tributária que incide sobre os veículos é vital para que as montadoras possam competir com fábricas de outros países. No Brasil, até 30% do preço de um carro é formado por impostos, índice que é o dobro da média mundial.
"Um veículo no Brasil pode custar o dobro do que custa na Índia, com um peso muito grande dos tributos nesta diferença", disse o ministro.
Se os impostos e os juros dos financiamentos fossem menores, o número de comercializações de veículos no Brasil poderia ser quase 50% maior, segundo Miguel Jorge. "Nós aumentaríamos as vendas em cerca de 1,8 milhão de unidades se os impostos fossem reduzidos para algo como 16% e se os juros dos financiamentos caíssem de 24% para 16% ao ano", concluiu.
Fonte: site InfoMoney, 10 de setembro de 2010

Categoria: Fique por Dentro

Metrô bate recorde de passageiros

O Metrô de São Paulo bateu novo recorde de passageiros no dia 3 de setembro. Foram transportadas naquela sexta-feira 3,794 milhões de pessoas, segundo dados da própria companhia. O metrô paulistano é (...)