A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) cogita ampliar a restrição aos caminhões no Morumbi (zona oeste de SP) em razão do aumento do tráfego no bairro após a proibição aos veículos pesados na marginal Pinheiros e na Avenida dos Bandeirantes. Desde o dia 2 de setembro, quando a proibição começou a ser fiscalizada, motoristas que não usam o trecho sul do Rodoanel ou fazem entregas em SP migraram para o Morumbi, constatou reportagem da Folha.
A CET informou que está monitorando as Avenidas Giovanni Gronchi, Morumbi, Eliseu de Almeida e Francisco Morato para avaliar o impacto nessas vias. Nas ruas de trânsito local do bairro, os caminhões já são proibidos. A CET estuda ampliar a restrição, mas não há prazo para essa definição.
A Folha contou dia 13 de setembro 187 caminhões de grande porte passando pela Giovanni Gronchi, na altura do shopping Jardim Sul, das 12h30 às 13h30; no dia 10, no mesmo horário, foram 202. O trânsito está lento o dia todo, segundo motoristas e moradores. A CET não divulgou os números de seu levantamento.
Para o engenheiro Edemar Amorim, do Instituto de Engenharia, a maior parte não leva cargas pesadas nem faz viagens interestaduais. "A maioria faz mudanças, entregas para mercados e shoppings ou participa de obras", disse ao analisar a Giovanni Gronchi com a Folha. Ele também identificou caminhões maiores, com cargas que deveriam seguir para o porto de Santos. "O asfalto das pistas menores não é preparado para aguentar esses caminhões."
Fonte: Folha de S. Paulo, 14 de setembro de 2010

Metrô bate recorde de passageiros

O Metrô de São Paulo bateu novo recorde de passageiros no dia 3 de setembro. Foram transportadas naquela sexta-feira 3,794 milhões de pessoas, segundo dados da própria companhia. O metrô paulistano é (...)