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Motoristas que quiserem trafegar pelo bairro do Caxingui, entre as regiões do Butantã e do Morumbi, ou pelo também nobre Vila Paulista, vizinho ao parque Ibirapuera, enfrentarão uma série de obstáculos dispostos na via, informa reportagem da Folha. As ruas terão rotatórias, curvas e estreitamentos custeados por vizinhos. Além de calçadas ampliadas, haverá rotatórias com jardins ou lombofaixas - um tipo de faixa de travessia elevada, como uma rampa, com sinalização e cor chamativa.
O que se busca nesses bairros nobres e residenciais é impor dificuldades para atenuar a tentação dos motoristas de fazerem deles uma rota de fuga de engarrafamentos.
A ideia resgata uma tentativa iniciada em 2005 pelo órgão, implantada parcialmente no City Boaçava, em Alto de Pinheiros (zona oeste), mas que enfrentou a resistência do Ministério Público.
Essas intervenções têm a aprovação majoritária de técnicos porque, além de reduzir acidentes, evitam a degradação de ruas projetadas para só terem tráfego local.
A principal crítica ao modelo da CET é a tendência de só favorecer áreas ricas, já que os gastos são bancados pela própria população.
Fonte: Folha de S. Paulo, 12 de setembro de 2010


Categoria: Cidade


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