As vendas à vista de automóveis e comerciais leves atingiram 42% do total no terceiro trimestre. Dos 58% restantes, referentes às vendas a prazo, 29% correspondem ao CDC (Crédito Direto ao Consumidor), 24% ao leasing e 5% ocorreram por meio de consórcio, de acordo com levantamento da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras) divulgado dia 5 de novembro.
O saldo total das carteiras de CDC e leasing para financiamento de veículos por pessoas físicas chegou a R$ 153,9 bilhões em setembro, com alta de 11,9% sobre o mesmo período de 2008. As operações de CDC apresentaram um crescimento de 5,5%, passando para R$ 87,9 bilhões. Já o leasing cresceu 21,7%, alcançando R$ 66 bilhões.
"Estamos atingindo patamares similares ao período pré-crise, com oferta de crédito, retomada da confiança do consumidor e recuperação da economia brasileira. O setor vem avançando e, portanto, continuamos apostando num cenário de recuperação gradual, com expectativa de obter em 2009 um crescimento entre 10% e 15%", afirma Luiz Montenegro, presidente da Anef.
A taxa média de juros praticada pelas empresas associadas à Anef ficou em 1,45% ao mês em setembro e 18,86% ao ano. No mesmo mês do ano passado, eram 1,78% e 23,58%, respectivamente.
Os planos máximos oferecidos pelas financeiras em setembro ficaram em 80 meses, ante 60 vezes no mesmo período do ano passado. Já os planos médios atingiram 42 meses, frente a 40 anteriormente.
Fonte: Folha Online, 5 de novembro de 2009

Cadê as faixas? (11/11/2009)

Não bastassem os inúmeros problemas do trânsito paulistano, os motoristas convivem ainda com a falta de manutenção em seus 17. 000 km de ruas e avenidas. Além dos buracos que surgem às dezenas a (...)

Estacionamento desafia Viracopos (03/11/2009)