O ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou pedido de efeito suspensivo em recurso movido pela Politran Tecnologia e Sistemas Ltda., que há dois anos briga na Justiça para suspender a licitação de radares fixos na capital paulista. Na prática, a decisão abre caminho para a instalação dos equipamentos na zona leste e em parte da região central de São Paulo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
As áreas, incorporadas ao chamado Lote 1, conforme divisão estabelecida pela Prefeitura antes da concorrência, são as únicas da cidade até hoje desprovidas de radares fixos. Das 25 vias com mais acidentes fatais de trânsito, conforme levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em 2008, nove estão no Lote 1.
A empresa Consilux, de Curitiba, foi a vencedora do Lote 1. Ofereceu R$ 496 mil pela prestação do serviço, que inclui instalação, operação e manutenção de 52 equipamentos. Antes do fim do processo licitatório, porém, a Politran entrou com ação na Justiça questionando a contratação. Alegava que "exigência mestre da licitação" estava baseada em uma regra revogada um dia antes da publicação do edital. Trata-se da Portaria 175/07 do Inmetro, que modificou métodos de aferição de dispositivos eletrônicos de fiscalização de velocidade.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 5 de novembro de 2009

Cadê as faixas? (11/11/2009)

Não bastassem os inúmeros problemas do trânsito paulistano, os motoristas convivem ainda com a falta de manutenção em seus 17. 000 km de ruas e avenidas. Além dos buracos que surgem às dezenas a (...)

Estacionamento desafia Viracopos (03/11/2009)