Manter o modelo atual dos prédios, com a utilização dos primeiros pavimentos mais largos para garagens ou encontrar soluções técnicas para o uso do subsolo cada vez mais fundo? Continuar permitindo o número ilimitado de vagas de estacionamento nos edifícios ou criar regras que determinem a quantidade de automóveis por imóvel? Com tantas dúvidas sobre o tema, apenas dois pontos ficaram claros na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e do Conselho de Desenvolvimento Econômico: não há consenso entre técnicos e é preciso começar a considerar também os interesses sociais dos santistas nas revisões do Plano Diretor e da Lei de Uso do Solo.
O jornal A Tribuna destaca que a utilização do subsolo para garagens de edifícios, como já acontece hoje em Santos, é uma opção ao desconforto causado pelas atuais construções (com o chamado caixotão). No entanto, as dificuldades impostas pelo solo da cidade (considerado um dos piores do mundo, com camadas de areia e argila marinha até a rocha) podem ocasionar problemas ainda maiores. Para explicar as tecnologias à disposição de construtores, os engenheiros Clóvis dos Santos e Urbano Rodriguez Alonso participaram do encontro.
Santos destacou métodos possíveis, mas deixou claro que obras com mais de um subsolo são mais demoradas e caras. Já Alonso lembrou dos problemas causados às edificações vizinhas de dois empreendimentos de Santos que optaram pela construção de três subsolos. "O erro que houve foi pular de um subsolo para três. A evolução das coisas tem que ser devagar. O construtor não pode achar que fazer três subsolos é a mesma coisa que fazer um", criticou.
Modelo insustentável
Para o arquiteto e urbanista José Marques Carriço, na discussão sobre as garagens é preciso fazer mais reflexões, com a participação inclusive de outras áreas de conhecimento, além da engenharia. "A questão das garagens transcende a discussão da utilização do subsolo porque tem relação direta com o trânsito da cidade", o que não pode ser esquecido durante a escolha do modelo ideal.
Estacionamentos públicos
Questionado sobre a possibilidade de a Prefeitura criar estacionamentos públicos subterrâneos na cidade, já que as vias não comportam mais tantos carros, Pestana Neves afirmou que a ideia é considerada pelo município. "Nós estudamos essa alternativa, sim. Por isso, discussões como essa são tão importantes."
Fonte: A Tribuna (Santos-SP), 10 de novembro de 2009

Categoria: Mercado

Cadê as faixas? (11/11/2009)

Não bastassem os inúmeros problemas do trânsito paulistano, os motoristas convivem ainda com a falta de manutenção em seus 17. 000 km de ruas e avenidas. Além dos buracos que surgem às dezenas a (...)