O Metrô de São Paulo vai ampliar o sistema eletrônico de vigilância das estações para coibir, em especial, os três tipos de ocorrência mais registrados: vandalismo, brigas e pequenos furtos (principalmente de celulares). Até o fim de 2010, das atuais 948 câmeras, a rede pula para 1.337. A proposta é que nenhuma área das plataformas das 55 estações fique sem monitoramento. A primeira linha a receber os novos aparelhos foi a 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera - Palmeiras-Barra Funda). O custo total do sistema de segurança é de R$ 20 milhões. As informações são de O Estado de S. Paulo.
Segundo o Metrô, a primeira fase de instalação dos equipamentos - que começou no ano passado - garantiu a redução de criminalidade interna. Pelos números divulgados, em 2008, o índice foi de 1,4 ocorrência por milhão de passageiros transportados, coeficiente que caiu para 1,1 neste ano e, em setembro passado, foi reduzido para 0,93.
O gerente de Operações, Wilmar Fratini, afirma que a ampliação do número de câmeras será importante não só para a ação imediata dos seguranças do sistema, como também para traçar estratégias de prevenção aos delitos, como vandalismo, por exemplo.
Ainda que os furtos preocupem, Fratini afirma que entre 60% e 65% das ocorrências dentro do Metrô são brigas e desentendimentos entre usuários e 30% danos ao patrimônio, vandalismo. A aposta de Fratini é que, com o sistema online, será possível detectar tendências de ocorrências e conseguir reduzir a incidência.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 5 de novembro de 2009

Cadê as faixas? (11/11/2009)

Não bastassem os inúmeros problemas do trânsito paulistano, os motoristas convivem ainda com a falta de manutenção em seus 17. 000 km de ruas e avenidas. Além dos buracos que surgem às dezenas a (...)

Estacionamento desafia Viracopos (03/11/2009)