O presidente e fundador da companhia automobilística BYD, Wang Chuanfu, é a pessoa mais rica da China, de acordo com a lista anual das maiores fortunas do gigante asiático publicada dia 5 de novembro pela revista "Forbes". Conforme divulgou a agência EFE, Wang, 43, passou do 23º lugar do ano passado ao primeiro, depois que sua fortuna cresceu para US$ 5,8 bilhões graças à valorização de sua empresa após a compra de 10% pelo investidor americano Warren Buffett.
O homem mais rico da China fundou a BYD (Build Your Dreams, ou "Construa seus Sonhos", em inglês) em 1995, para produzir baterias para telefones celulares. Em 2003, entrou no mercado do automóvel e se transformou em uma das primeiras empresas do mundo a produzir carros elétricos. Agora tem como objetivo se transformar no maior fabricante mundial até 2025.
Atrás de Wang ficou o presidente da East Hope e ex-número um da lista no ano passado, Liu Yongxing, com uma fortuna de US$ 5,499 bilhões.
O terceiro lugar é do presidente da companhia de bebidas Wahaha, Zong Qinghou, que expandiu este ano seu negócio com um investimento de mais de US$ 878 milhões, apesar do impacto da crise financeira.
A primeira mulher da lista é Yang Huiyan, acionista da imobiliária do pai, a Country Gardens, que ocupa o quinto lugar da lista, depois que sua fortuna cresceu 75% este ano, para US$ 3,9 bilhões. Segundo a "Forbes", os ativos totais das 40 pessoas mais ricas da China chegaram a US$ 106 bilhões.
Fonte: agência EFE, 5 de novembro de 2009

Cadê as faixas? (11/11/2009)

Não bastassem os inúmeros problemas do trânsito paulistano, os motoristas convivem ainda com a falta de manutenção em seus 17. 000 km de ruas e avenidas. Além dos buracos que surgem às dezenas a (...)

Estacionamento desafia Viracopos (03/11/2009)