Gastos com transporte, habitação e saúde puxaram o custo de vida no município de São Paulo, segundo cálculo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). O chamado ICV (Índice de Custo de Vida) apontou inflação de 0,53% em outubro, ante 0,27% em setembro. No ano, a inflação acumulada é de 3,34%.
O aumento de 4,02% nos preços dos combustíveis foi a principal razão para a alta de 1,59% nos gastos com Transportes, aponta a Folha Online.
No caso da Habitação, grupo em que os preços subiram 0,62%, um dos fatores de pressão foram as despesas com locação, impostos e condomínio, que tiveram crescimento de 1,08%, pelos cálculos do Dieese.
Já no grupo Saúde, onde os preços subiram 0,59%, o fator de pressão foi custo da assistência médica, que ficou 0,80% mais caro no mês passado.
O Dieese apontou que os demais grupos de preços que compõem o ICV tiveram variações praticamente estáveis em outubro.
Renda
O Dieese também mostrou que o custo de vida subiu mais principalmente para as famílias com renda mais alta, dentro dos parâmetros da pesquisa. Considerando a cesta de consumo para famílias com renda média de R$ 2.792,00, a inflação medida foi de 0,60% em outubro, ante 0,27% em setembro. Na outra ponta, caso de famílias com renda média de R$ 377,49, a inflação medida foi de 0,37% no mês passado ante 0,31% em setembro.
Fonte: Folha Online, 5 de novembro de 2009

Cadê as faixas? (11/11/2009)

Não bastassem os inúmeros problemas do trânsito paulistano, os motoristas convivem ainda com a falta de manutenção em seus 17. 000 km de ruas e avenidas. Além dos buracos que surgem às dezenas a (...)

Estacionamento desafia Viracopos (03/11/2009)