O Consórcio SPMar ofereceu a melhor proposta na licitação para concessão dos trechos sul e leste do Rodoanel. Na abertura dos envelopes, realizada dia 4 de novembro, o preço oferecido pelo grupo é de R$ 2,1991 (para o trecho sul) e R$ 1,6493 (trecho leste), noticiou a Agência Estado.
O deságio é de 63,3% sobre as tarifas teto, estipuladas pelo governo entre R$ 6,00 e 4,50 para os trechos sul e leste, respectivamente. De acordo com o edital, as propostas não poderiam ser superiores aos valores de R$ 6,00 e R$ 4,50, para os trechos sul e leste, respectivamente.
A licitação ainda não teve o seu resultado homologado, o que deve ocorrer nos próximos dias. Caso o grupo não seja realmente declarado o vencedor, será analisada a proposta da segunda colocada, o consórcio Serramar de Rodovias, que ofereceu uma tarifa de R$ 5,28 (trecho sul) e R$ 3,96 (trecho leste).
A outorga de concessão, válida por 35 anos, terá de ser paga dois dias antes da assinatura do contrato - de R$ 370 milhões.
A estimativa é que o pedágio no trecho sul, entregue em abril deste ano para ligar Mauá e a Anchieta à Regis Bittencourt, comece em 2011.
O SPMar, formado pela Contem e Cibe, é do grupo Bertin, produtor e exportador de carnes. O grupo opera no interior de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Fonte: Agência Estado, 4 de novembro de 2010

Ruas sem lei (22/10/2010)

O lado incerto da vida ganha contornos macabros para as pessoas que sofrem com a negligência e imprudência do motorista alheio. A insensatez ao volante, a embriaguez em diversas horas, a ultrapassagem (...)

Carvalho de Mendonça sem caos? (05/11/2010)