Guardador e lavador de carro é profissão regulamentada há mais de um ano em Brasília. Eles devem trabalhar com colete, crachá e passar por curso de capacitação, mas denúncias de cobrança indevida e até de aluguel por vagas são comuns, segundo o programa Bom Dia DF.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, cerca de 1.500 flanelinhas estão cadastrados e receberam o curso de capacitação, mas nas ruas o número de trabalhadores é bem maior, o que mostra que muitos atuam na ilegalidade.
Segundo a major Sheila Sampaio, chefe da assistência de planejamento da Secretaria de Ordem Pública, cinco equipes de fiscalização atuam no DF para coibir a ação dos flanelinhas não cadastrados. Além disso, toda semana é feita uma operação de choque de ordem voltada especialmente contra os flanelinhas.
Nas operações realizadas de abril até outubro, mais de 300 flanelinhas não cadastrados foram encaminhados para delegacias por terem passagem pela polícia. "Desse número, pelo menos 10% permaneceram presos por terem mandatos de prisão preventiva anteriores. Infelizmente, o fato de terem extensa ficha de antecedentes criminais dificulta tirar o cadastro", afirma.
Fonte: programa Bom Dia DF (TV Globo), 4 de novembro de 2010

Ruas sem lei (22/10/2010)

O lado incerto da vida ganha contornos macabros para as pessoas que sofrem com a negligência e imprudência do motorista alheio. A insensatez ao volante, a embriaguez em diversas horas, a ultrapassagem (...)

Carvalho de Mendonça sem caos? (05/11/2010)