O ICV (Índice de Custo de Vida) da cidade de São Paulo registrou alta de 0,93% em outubro. Em relação a setembro, quando estava em 0,53%, a taxa ficou 0,40 ponto percentual maior. Segundo o InfoMoney, os dados, divulgados dia 5 de novembro, fazem parte de levantamento mensal realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
No acumulado dos últimos 12 meses - entre novembro de 2009 e setembro de 2010 -, o índice avançou 5,85% e, passados dez meses deste ano, a inflação é de 5,14%.
Segmentos
As principais pressões inflacionárias do décimo mês do ano partiram dos grupos Alimentação (2,47%) e Transportes (1,07%). Também ajudaram a elevar o índice os grupos Habitação (0,55%), Educação e Leitura (0,13%) e Vestuário (0,18%). Apenas Saúde registrou deflação (-0,52%).
Em Transportes, o aumento foi resultado do reajuste nos combustíveis (2,62%), sobretudo no álcool (7,36%), que impactou o subgrupo individual, cuja alta foi de 1,56%.
Destaques em 12 meses
Em 12 meses, os destaques ficaram com Alimentação (7,92%), Habitação (6,50%) e Saúde (6,18%). Variações semelhantes ao índice geral (5,85%) foram observadas em Educação e Leitura (5,55%) e Transporte (4,46%).
Em Habitação, os itens que mais contribuíram para a elevação foram locação, impostos e condomínio (9,77%) e IPTU (20,56%), enquanto que em Saúde a maior variação foi do subgrupo assistência médica (6,29%).
Fonte: site InfoMoney, 5 de novembro de 2010

Ruas sem lei (22/10/2010)

O lado incerto da vida ganha contornos macabros para as pessoas que sofrem com a negligência e imprudência do motorista alheio. A insensatez ao volante, a embriaguez em diversas horas, a ultrapassagem (...)

Carvalho de Mendonça sem caos? (05/11/2010)