Caminhões e carretas cada vez maiores e mais potentes e motoristas a passeio apressados. Combinação de alto risco. "Tem alguns caminhoneiros meio distraídos", comenta o motorista do carro. Para quem dirige a carreta, a opinião é diferente. "Eles andam muito colados, muito próximo da traseira do caminhão."
A distância mínima ideal é de dois segundos ou cerca de 50 metros do veículo da frente. O suficiente para se fazer uma frenagem de emergência, ressalta reportagem do Jornal Hoje.
Evite ficar atrás de caminhões e carretas. Muitas vezes o caminhoneiro dá uma ajuda, como Rodrick Dias de Souza. Ele ensina alguns códigos:
- Seta para a direita é caminho livre;
- Luz esquerda piscando: espere.
O perito de trânsito Paulo Ademar dá mais dicas:
- A velocidade do carro deve estar sempre 20 km por hora a mais que da carreta e você vai precisar de, no mínimo, 250 metros para iniciar e concluir uma ultrapassagem segura. "O ideal é que, quando você está num carro mil, você faça a opção de ultrapassar somente nas descidas. O caminhoneiro tem uma limitação da velocidade dada pelo tacógrafo e ele vai colocar o pé no freio."
- Concluída a ultrapassagem nunca pare o carro bruscamente. "Uma carreta carregada gasta no mínimo 200 metros pra poder parar a uma velocidade de 80 km por hora", completa Rodrick.
- A ultrapassagem é sempre mais arriscada em curvas para a direita por causa do chamado "ponto cego de visão". Em locais assim o motorista de carro de passeio fica mais exposto ao risco por não conseguir enxergar o que o espera alguns metros à frente.
- Na curva aberta à esquerda a manobra é mais tranquila. "Se aquele carro branco começa a fazer uma ultrapassagem ele tem visibilidade a partir daquele ponto de tudo que está acontecendo no sentido contrário."
Na chuva, fique atento a mais duas situações:
- As rodas dos caminhões jogam muita água no para-brisa de quem vem atrás, atrapalhando a visibilidade na hora da aproximação para a ultrapassagem.
- Cuidado também com o excesso de água na pista. "Carro mais pesado não aquaplana, mas o carro menor vai aquaplanar. Pode ser que você venha a perder o contato do pneu com o piso e ficar sem dirigibilidade. Se for curva pra direita, você vai pra contramão e pode morrer."
Fonte: Jornal Hoje (TV Globo), 2 de novembro de 2010

Ruas sem lei (22/10/2010)

O lado incerto da vida ganha contornos macabros para as pessoas que sofrem com a negligência e imprudência do motorista alheio. A insensatez ao volante, a embriaguez em diversas horas, a ultrapassagem (...)

Carvalho de Mendonça sem caos? (05/11/2010)