Parar o carro no Centro de São Paulo, na região próxima ao Teatro Municipal, pode sair até R$ 14 a hora. Além disso, os estacionamentos são poucos, apertados e têm número pequeno de vagas. A lotação constante das garagens mostra que o número de vagas é insuficiente, diante da demanda, destaca o Diário de São Paulo. "O estacionamento lota até dez vezes por dia", disse o manobrista Luís Antônio da Silva, que trabalha em uma garagem da Rua Conselheiro Crispiniano. O estacionamento tem dez vagas e, segundo o manobrista, era uma agência bancária. Uma média de 60 carros usa o serviço diariamente.
A reportagem do Diário constatou que eles são estacionados a menos de 30 centímetros um do outro. De acordo com a Prefeitura, cada vaga deveria ter no mínimo 25m2 para oferecer conforto e diminuir o risco de colisões durante as manobras. Mas, de acordo com pesquisas da Prefeitura, a maioria dos estacionamentos do Centro não oferece sequer 9m2.
A Rua Conselheiro Crispiniano tem seis estacionamentos, com um total de 120 vagas. O mais barato cobra R$ 6 por uma hora, e o mais caro R$ 10. Na Rua Xavier de Toledo, que tem três garagens, o maior preço por hora é R$ 14. Todos possuem o seguro obrigatório. O horário de funcionamento vai das 7h às 23h, mas alguns fecham às 19h. Segundo Antônio, o motivo de alguns fecharem mais cedo são as obras no Teatro Municipal. Antes, os estacionamentos acompanhavam os eventos do teatro, que deve reabrir as portas em abril de 2011, de acordo com a Secretaria da Cultura.
Fonte: Diário de São Paulo, 5 de novembro de 2010

Categoria: Mercado

Ruas sem lei (22/10/2010)

O lado incerto da vida ganha contornos macabros para as pessoas que sofrem com a negligência e imprudência do motorista alheio. A insensatez ao volante, a embriaguez em diversas horas, a ultrapassagem (...)