Renaci Marques de Brito vai ficar famoso. Desde o dia 11, um retrato gigante do catador de material reciclável chama a atenção de quem passa pelo terminal Pirituba, na zona norte de São Paulo. A foto em preto e branco, de 4 m x 2,70 m, conta uma história: a da vida dos moradores da favela do Moinho, no centro da cidade. Renaci foi um dos que tiveram a casa atingida pelo último incêndio no local, no mês passado, relata a Folha.
A instalação faz parte de um projeto mundial de intervenção urbana - o Inside Out. A ideia é distribuir pelas cidades retratos de anônimos. Já tiveram instalações do tipo locais como Tel Aviv, em Israel, Nova York, nos EUA, e Chiang Mai, na Tailândia.
Em São Paulo, os artistas responsáveis pelo trabalho resolveram retratar esses anônimos no Moinho. Foram cerca de 120 fotografados. A instalação em Pirituba é apenas uma. Outras fotos vão invadir a cidade nos próximos dias.
O terminal de ônibus de Sacomã, na zona sul, também ganhou um painel. Foram coladas fotos na própria favela do Moinho e, no fim de semana, os retratos vão tomar o largo da Batata (zona oeste).
"Queremos levar a ação para pontos diferentes da cidade, para que pessoas que estão na fila do terminal, por exemplo, possam ver o trabalho", afirma o organizador do projeto, Carlos Inada.
Para Renaci, sua foto pode ajudar a quebrar preconceitos "Vai divulgar nossa imagem. O pessoal pensa que no Moinho só tem maloqueiro, mas somos trabalhadores."
Os painéis ficam nos terminais até o dia 27 de outubro.
Fonte: Folha de S. Paulo, 12 de outubro de 2012

Empresário surfa na onda das motos (06/10/2012)

A frota de motos em Belo Horizonte cresceu 203% em 10 anos, de 61 mil unidades em 2002 para 185,6 mil em julho deste ano, segundo o último balanço disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsit (...)

Metrô começa a pagar ônibus (15/10/2012)