As vendas de veículos importados recuaram 59,9% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2011, segundo informou a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva). Ao todo, foram comercializados 9.042 veículos no mês. De acordo com a entidade, essa foi a maior queda observada na comparação anual em 2012. Já na comparação de setembro com agosto, a queda foi de 24,5%. O resultado levou o desempenho do acumulado do ano a uma baixa de 32,4% nas vendas, para 102.727 unidades comercializadas entre janeiro e setembro deste ano, informou a Agência Estado.
Na comparação de setembro com o mês anterior, enquanto as empresas associadas à Abeiva amargaram queda de 24,5% nas vendas, o recuo registrado por todo o mercado interno - importadoras e montadoras do País - foi de 31,5%.
"Mas na comparação de iguais períodos de 2012 e 2011, enquanto os importados caíram 59,9%, o mercado nacional sustentou ligeira queda de 5,5%", informou a entidade, por meio de nota distribuída à imprensa. A Abeiva representa 29 marcas sem fábrica no Brasil.
Influência do IPI
As vendas no setor de veículos importados seguem em queda influenciadas pelo aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Em agosto, por exemplo, a queda foi de 41,4% ante o mesmo mês de 2011.
O aumento de 30 pontos porcentuais do IPI para os carros importados foi anunciado em setembro passado e entrou em vigor em dezembro.
Com o novo regime automotivo, que vigorará entre 2013 e 2017, as importadoras que se adequarem às regras do programa Inovar-Auto poderão ter a alta do IPI revogada. Para isso, deverão atender às regras do regime que impõem, por exemplo, que os carros sejam mais eficientes e econômicos.
O objetivo do governo com o novo programa é melhorar a competitividade e, com isso, a produção da indústria automobilística brasileira. O Brasil tem o quarto maior mercado consumidor de veículos, mas é o sétimo produtor.
Fonte: Agência Estado, 15 de outubro de 2012

Empresário surfa na onda das motos (06/10/2012)

A frota de motos em Belo Horizonte cresceu 203% em 10 anos, de 61 mil unidades em 2002 para 185,6 mil em julho deste ano, segundo o último balanço disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsit (...)

Metrô começa a pagar ônibus (15/10/2012)