Cândido Mota (SP), município localizado no Centro-Oeste do estado, tem a fama de ser a cidade das bicicletas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde vivem 29.800 pessoas, a frota de carros não passa de 7 mil. Mas um levantamento da prefeitura aponta que mais de 30 mil bicicletas rodam por lá todos os dias. O hábito garante um ar menos poluído na cidade. Problema mesmo é encontrar uma vaga para estacionar a bicicleta, destaca reportagem do portal G1.
Para Silas Trevisan, motorista, o meio de transporte é essencial e prático. "O terreno da cidade é plano, é bom de andar. Uso a bicicleta para tudo que preciso", conta. E Antônio Marcos de Oliveira, servente de pedreiro, concorda: "É mais econômica, é mais prática. Não saio da bicicleta e não troco por uma moto, de jeito nenhum".
Atualmente, são tantos modelos e cores, que fica até difícil escolher uma. As bicicletas são personalizadas e é possível escolher desde o tipo do quadro que é a base dela, o garfo que serve como sistema de amortecimento e até o tipo de banco. Além disso, há um mundo de acessórios indispensáveis para a segurança do ciclista como capacete, lanterna e luzes de alerta.
Uma bicicleta para trilhas, por exemplo, pode custar a partir de R$ 700, mas existem modelos mais baratos. Tudo depende de como a "bike" vai ser utilizada. Ricardo Gasparini Candosin, dono de uma loja especializada, conta que muitos clientes compram uma porque querem cuidar da saúde e fazer amizade com grupos que gostam das pedaladas.
Alternativa
Se muitas pessoas usam a bicicleta como forma de praticar uma atividade física ou lazer, outras a usam como alternativa e a consideram seu principal meio de transporte. Em um Distrito Industrial de Bauru (SP), é possível encontrar um estacionamento só para bicicletas. Corrente e cadeado garantem a segurança.
Fonte: portal G1, 15 de outubro de 2012

Empresário surfa na onda das motos (06/10/2012)

A frota de motos em Belo Horizonte cresceu 203% em 10 anos, de 61 mil unidades em 2002 para 185,6 mil em julho deste ano, segundo o último balanço disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsit (...)

Metrô começa a pagar ônibus (15/10/2012)