Os radares nas rodovias federais não mentem: os motoristas estão abusando da velocidade. O cientista da computação Marcelo Miranda decidiu viajar no feriadão e vai pegar a estrada mais cauteloso porque já foi surpreendido por radares fixos. "Não é à toa que eu já tenho até algumas multas para pagar. Depois dessa eu não faço mais." Em todo o país, já são quase 170 mil infrações por excesso de velocidade, desde agosto, quando os radares voltaram a multar nas rodovias federais, constatou o Jornal da Globo.
Eles ficaram cinco anos desativados por causa de problemas no processo de licitação para contratar a empresa que instalaria os equipamentos. Mas agora, resolvidas as pendências, a fiscalização eletrônica vai aumentar.
Só em Minas Gerais são 240 radares em funcionamento. A região Sudeste é a que tem o maior número de equipamentos. Em seguida, vêm as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Norte do país. No total, são 948 radares fixos. Até dezembro, devem ser 1.650.
"A principal causa de morte nas estradas é o excesso de velocidade. Então, controlar a velocidade em todas as rodovias do Brasil é uma questão básica para reduzir essa mortalidade altíssima no nosso país", conta o consultor em transporte e trânsito Osias Batista Neto.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, quando os radares foram instalados pela primeira vez, entre 1999 e 2003, o número de acidentes caiu 69%.
Fonte: Jornal da Globo, 12 de outubro de 2012

Empresário surfa na onda das motos (06/10/2012)

A frota de motos em Belo Horizonte cresceu 203% em 10 anos, de 61 mil unidades em 2002 para 185,6 mil em julho deste ano, segundo o último balanço disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsit (...)

Metrô começa a pagar ônibus (15/10/2012)