O setor de seguros para automóveis movimentou R$ 13,3 bilhões em prêmios no ano passado, 12% a mais do que os R$ 11,9 bilhões de 2008, segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados). As seguradoras desembolsaram R$ 8,77 bilhões em sinistros no mesmo período, informou a Folha Online.
A alta nos seguros foi influenciada pelas vendas de veículos novos, que bateram recorde no ano passado, com crescimento de 11,4%, frente aos números de 2008, segundo dados da Anfavea (associação das montadoras). Foram emplacadas 3,14 milhões de unidades. O desempenho foi impulsionado pela corrida dos consumidores às concessionárias para aproveitar os benefícios da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
O recorde do setor automotivo foi batido em setembro (308,7 mil unidades), último mês antes da elevação do IPI, que voltaria gradualmente ao patamar original até janeiro. No final de novembro, no entanto, o governo federal anunciou a manutenção das alíquotas mais baixas do imposto, apenas para carros flex, até 31 de março de 2010.
Na soma de todos os ramos de seguros, o mercado cresceu 13,1% no ano passado. Os prêmios totalizaram R$ 76,7 bilhões, contra os R$ 67,8 bilhões de 2008. Já os sinistros pagos pelas seguradoras ficaram em R$ 21,1 bilhões. O seguro de saúde é o único que não faz parte dos dados divulgados pela Susep.
Fonte: Folha Online, 12 de fevereiro de 2010

Fretados: 60 as para pôr GPS (12/02/2010)

Os fretados que circulam em São Paulo rotineiramente têm 60 dias, a contar do dia 11 de fevereiro, para instalar um GPS de localização. O equipamento vai possibilitar à Prefeitura acompanhar em tempo (...)