Entre os milhares e milhares de brasileiros que vão viajar de carro, infelizmente serão muitos os que perderão tempo na estrada, por causa de defeitos que poderiam ser evitados. O problema é que nem todo mundo toma os cuidados necessários antes da partida, alerta o Jornal Nacional.
As 25 câmeras que monitoram a Ponte Rio-Niterói mostram toda hora imagens de motoristas que param no caminho. Os controladores do centro de operações providenciam o socorro.
O período do carnaval é o de maior movimento na Ponte Rio-Niterói. A empresa que administra a ponte calculou que cerca de 300 carros por dia iriam enguiçar no local até a Quarta-Feira de Cinzas. "Cerca de 90% destes problemas são causados por motoristas que não fazem a manutenção veicular. Não têm costume de verificar as condições gerais do veículo, verificar nível de água, óleo e freio", disse Virgílio Ramos, gerente de atendimento da Ponte Rio-Niterói.
"Quebrou a junta do coletor de descarga. Creio que o mecânico não apertou direito o parafuso", justificou um motorista.
No carnaval do ano passado, houve aumento de 11% de panes causadas por superaquecimento.
Problemas com a bateria aumentaram em 84%. "Quando eu parei no pedágio, o carro morreu e não quis pegar mais", contou um motorista.
Na Via Dutra, que liga Rio e São Paulo, aumentou em quase 11% o número de carros que enguiçaram no carnaval passado. O maior problema também foi o superaquecimento do motor.
Não é difícil se prevenir contra essas chateações na estrada. "O ideal é que faça uma manutenção preventiva, verificar sempre o nível de água, o nível de óleo, calibrar bem os pneus, inclusive o estepe também, antes de sair de casa, antes de viajar", orientou o mecânico Alexandre Benevides.
Fonte: Jornal Nacional, 12 de fevereiro de 2010

Fretados: 60 as para pôr GPS (12/02/2010)

Os fretados que circulam em São Paulo rotineiramente têm 60 dias, a contar do dia 11 de fevereiro, para instalar um GPS de localização. O equipamento vai possibilitar à Prefeitura acompanhar em tempo (...)