As pressões sazonais se intensificaram e houve maior espalhamento da alta dos preços, segundo a inflação medida pelo IGP-10 (Índice Geral de Preços-10) da FGV (Fundação Getúlio Vargas). A perspectiva, de acordo com o coordenador de análises econômicas da instituição, Salomão Quadros, é que o movimento de alta se mantenha, ainda que sem uma "pressão explosiva", como definiu o economista.
"Há sinais de que a inflação, embora não vá disparar, aparentemente está com movimento um pouco mais acelerado do que se imaginava. Já há sinais de que a inflação ultrapassou e talvez se afaste um pouco do centro da meta", afirmou.
Quadros disse à Folha Online que o BC fatalmente vai elevar a taxa de juros para conter a pressão inflacionária, já na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Para o economista, o BC não vai deixar para agir no segundo semestre.
A inflação pelo IGP-10 subiu 1,08% em fevereiro, ante elevação de 0,20% em janeiro. A alta foi puxada pelos preços no atacado, que de acordo com o IPA (Índice de Preços por Atacado) ficaram 1,15% mais caros.
Um indício que os preços permanecerão mais aquecidos é a elevação dos preços dos produtos industriais, especialmente os insumos para a produção. Os materiais para manufatura, por exemplo, registraram alta de 2,36% em fevereiro, após subirem 0,65% no mês anterior. Isso representa bem, segundo Quadros, o aquecimento da demanda brasileira e mundial.
Os consumidores já começam a sentir mais diretamente a alta no atacado, nos produtos finais. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) subiu 1,09%, maior variação desde abril de 2003, quando a elevação havia sido de 1,22%.
Os preços dos Transportes variaram 3,38%, impactados pelas tarifas de ônibus urbano (7,16%) e pelos combustíveis - o álcool ficou 13,32% mais caro, e a gasolina subiu 2,10%.
O açúcar segue em alta, com aumento de 18,89%, depois de subir 7,22% em janeiro. Já o arroz, influenciado pelas chuvas, ficou 6,09% mais caro em fevereiro.
O IGP-10 é calculado com base nos preços coletados entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.
Fonte: Folha Online, 12 de fevereiro de 2010

Fretados: 60 as para pôr GPS (12/02/2010)

Os fretados que circulam em São Paulo rotineiramente têm 60 dias, a contar do dia 11 de fevereiro, para instalar um GPS de localização. O equipamento vai possibilitar à Prefeitura acompanhar em tempo (...)