Parking News

Se aprovado, o projeto de lei que propõe a ampliação do rodízio na Capital pode tirar cerca de 2,6 milhões de veículos das ruas por dia, o equivalente a 40% da frota da cidade. A proposta, do vereador Ricardo Teixeira, é que cada carro fique sem rodar nos horários de pico dois dias por semana, em vez de um, explica reportagem do jornal Agora São Paulo.
Pelo projeto, às segundas ficam impedidos carros com finais 1, 2, 3 e 4. Às terças, 5, 6, 7 e 8. Às quartas, 9, 0, l e 2. Às quintas, 3,4,5 e 6 e, às sextas, 7, 8, 9 e 0. A medida pode parecer a salvação para o trânsito caótico de São Paulo, mas é criticada por especialistas e políticos. Teixeira diz que não fez estudos específicos para apresentar o projeto, mas se baseou nos 30 anos de experiência em seu trabalho na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Para o especialista em transportes e professor de engenharia civil da FEI Creso de Franco Peixoto, a medida só encobre o problema estrutural da cidade: falta de investimento em transporte de massa. Peixoto acredita que os motoristas comprarão carros velhos para usar em dias de rodízio, o que pode causar mais prejuízo ao meio ambiente e ao trânsito.
O projeto ainda prevê proibição de caminhões, de carga e descarga e de estacionamento de veículos no centro expandido, além de alteração no horário dos comércios da região.
O prefeito Gilberto Kassab afirmou que vai analisar a proposta.
Fonte: Agora São Paulo, 2 de dezembro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Garagens em arranha-céus (02/12/2009)

Dez anos depois da inauguração das duas primeiras garagens subterrâneas na cidade de São Paulo e depois de uma infindável sequência de projetos de construção de novas unidades, anunciados por todos os (...)

Investida (08/12/2009)

O Grupo Maxipark, rede de estacionamento dona de 25 mil vagas no País, deve implantar no próximo ano 30 novas unidades. Conforme noticiou o órgão informativo Brasil Econômico, é investimento de