Os 110 radares que controlam a velocidade em algumas das principais ruas de Curitiba foram dia 3 de dezembro. Eles devem ficar fora de funcionamento até que a Urbanização de Curitiba (Urbs), empresa pública que gerencia o transporte, conclua o processo licitatório para escolher a nova empresa que fará a substituição, manutenção e operação dos equipamentos. "Faço um apelo aos motoristas para que obedeçam os limites de velocidade, garantindo a segurança dos pedestres e dos próprios motoristas", disse o prefeito de Curitiba, Beto Richa, noticiou a Agência Estado.
A determinação para o desligamento dos radares foi dada pela desembargadora Regina Afonso Portes, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, atendendo pedido da Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público. Celebrado em 2004, o contrato perdeu a validade há cinco anos e vinha sendo prorrogado por meio de aditivos.
Mas, em março deste ano, venceu o prazo máximo permitido pela legislação para essas prorrogações. Mesmo assim, alegando "caráter emergencial", a Urbs assinou novo contrato com validade para mais um ano, o que não foi aceito pelo Ministério Público, que entrou com ação civil pública.
Fonte: Agência Estado, 3 de dezembro de 2009

Garagens em arranha-céus (02/12/2009)

Dez anos depois da inauguração das duas primeiras garagens subterrâneas na cidade de São Paulo e depois de uma infindável sequência de projetos de construção de novas unidades, anunciados por todos os (...)

Investida (08/12/2009)