O custo de vida para as famílias paulistanas subiu 0,6% em novembro, segundo o Índice do Custo de Vida (ICV), calculado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e superou em 0,07 ponto porcentual a taxa de 0,53% registrada em outubro. Desta vez, o aumento dos preços e dos serviços que compõem este índice afetou igualmente o conjunto de famílias residentes na Capital, independentemente do nível de renda. A informação é da Agência Estado.
De acordo com os três estratos de renda considerados no levantamento, as taxas do mês passado variaram de 0,59% - no estrato 3, cuja renda média mensal é de R$ 2.792,90 - a 0,63% - no estrato 1, com rendimentos mensais médios de R$ 377,49.
Ainda de acordo com a pesquisa de preços do Dieese, os maiores aumentos em novembro foram apurados para os grupos Alimentação (0,62%) e Transportes, com elevação de 1,01%.
No grupo Transportes, as principais altas se deram no subgrupo individual (1,42%), relacionado a questões de manutenção do veículo próprio, já que houve influência decisiva da alta detectada nos combustíveis. A gasolina teve seu preço aumentado em 0,76% e o álcool, em 7,07%.
Fonte: Agência Estado, 3 de dezembro de 2009

Garagens em arranha-céus (02/12/2009)

Dez anos depois da inauguração das duas primeiras garagens subterrâneas na cidade de São Paulo e depois de uma infindável sequência de projetos de construção de novas unidades, anunciados por todos os (...)

Investida (08/12/2009)