O empréstimo às pessoas físicas com objetivo de compra de veículos registrou aumento de 10,1% no saldo acumulado até outubro, de acordo com levantamento da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), atingindo os R$ 155,2 bilhões ante igual período do ano passado, quando essa cifra havia sido de R$ 140,9 bilhões. A carteira de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) passou de 85,2 bilhões em outubro de 2008 para R$ 90,3 bilhões em outubro de 2009, uma evolução de 6%. Por sua vez, a de Leasing cresceu 16,4%, de R$ 55,7 bilhões para R$ 64,9 bilhões.
Segundo o Valor Online, Luiz Montenegro, presidente da Anef, explicou em nota que o desempenho do setor vem retornando aos patamares anteriores ao período pré-crise e, desta forma, vem conseguindo atingir as metas pré-estabelecidas. "Incentivos do governo, como a redução do IPI, foram importantes propulsores para a retomada da economia. Outro fator importante neste contexto foi o retorno da confiança do consumidor para a aquisição de veículos financiados. Portanto, devemos seguir com a perspectiva de encerrar 2009 com saldo de crédito para financiamento num volume entre 10% e 15% superior ao registrado no ano passado".
Ainda em outubro último, os juros praticados por empresas associadas à Anef apresentaram queda contra o mesmo mês de 2008. A média ficou em 1,45% ao mês e 18,86% ao ano. Em 2008, esses percentuais foram de 1,86% ao mês e 24,75% ao ano.
Fonte: Valor Online, 3 de dezembro de 2009

Garagens em arranha-céus (02/12/2009)

Dez anos depois da inauguração das duas primeiras garagens subterrâneas na cidade de São Paulo e depois de uma infindável sequência de projetos de construção de novas unidades, anunciados por todos os (...)

Investida (08/12/2009)