A queda das exportações e o baixo volume produzido nos primeiros meses do ano devido ao receio à crise financeira mundial fez com que o balanço de produção no acumulado de janeiro a novembro fechasse em queda de 6%, com 2.930.900 veículos fabricados (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus). No mesmo período do ano passado, o volume produzido foi de 3.118.928 unidades. Os números foram divulgados dia 4 de dezembro pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), informou o portal G1. "Dezembro foi muito fraco em 2008, mas deve ter um bom desempenho em 2009 e isso vai fazer com que o resultado se recupere", afirma o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, que acredita que a produção fechará em mais de 3,2 milhões de unidades.
Como em novembro de 2008 a indústria enfrentava a retração das vendas de veículos no País, na comparação entre os meses de novembro, a produção neste ano está em patamar 48% maior, com 292.088 unidades. Em relação a outubro de 2009, o mês de novembro registrou retração de 8%, já que no mês anterior saíram das linhas de montagem 317.439 unidades.
O segmento de automóveis e comerciais leves somou em novembro a produção de 275.218 unidades, resultado 8,6% menor em relação a outubro, quando foram fabricadas 300.953 unidades.
Exportações
Ainda considerado ponto fraco do setor automobilístico, as exportações mantiveram a tendência de alta observada em outubro, com aumento de 3,5% em novembro em relação a outubro, de 48.546 unidades para 50.230 unidades. O resultado ainda é puxado pela venda externa de automóveis e comerciais leves, que registram alta de 3,3%, de 46.237 unidades exportadas em outubro para 47.771 unidades em novembro.
No acumulado de janeiro a novembro o volume comercializado também é recorde, de 2.848.214 emplacamentos de veículos. O desempenho é 8,5% maior em relação ao mesmo período de 2008, ou seja, já superou todo o volume produzido no ano passado de janeiro a dezembro.
Fonte: portal G1, 4 de dezembro de 2009

Garagens em arranha-céus (02/12/2009)

Dez anos depois da inauguração das duas primeiras garagens subterrâneas na cidade de São Paulo e depois de uma infindável sequência de projetos de construção de novas unidades, anunciados por todos os (...)

Investida (08/12/2009)