Dez modelos de carros de passeio fabricados em 2009 receberam nota máxima no ranking de emissões de poluentes, divulgado dia 1º de dezembro pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ibama. Os carros com cinco estrelas são os que menos poluem, segundo a lista. Os veículos classificados com uma estrela são os mais poluentes, de acordo com o ministério.
Segundo o portal G1, no ranking 2009, que reúne 402 veículos de passeio, inclusive alguns importados, os dez modelos que receberam cinco estrelas, ou seja, são menos poluentes, foram Fiat Idea, Palio, Siena, Stilo, Ford KA, GM Prisma e Celta, Citröen C3, Volkswagen Fox e SpaceFox.
Os classificados como mais poluentes, com apenas uma estrela, são modelos a gasolina e com motores mais potentes, acima de 2 litros: Mitsubishi Outlander, Pajero e L200 Triton, Citroën Berlingo, C4, Xsara Picasso, Picasso, Peugeot 407 e Volkswagen Jetta e Jetta Variant.
A medição de poluentes da nova classificação leva em consideração os níveis de emissões dos gases poluentes - monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (NMHC) e óxidos de nitrogênio (NOX) - e dos gases relacionados ao efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2). Segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, os carros que utilizam álcool já ganham automaticamente uma estrela, porque o CO2 liberado é absorvido no processo de cultivo da cana.
De acordo com MMA, a nova forma de classificação dos veículos foi debatida entre o órgão, o Ibama, Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar) e Petrobras.
Nos sites do órgão federal e do Ibama, além da nova classificação, é possível também comparar marca, modelo e ano de alguns carros.
Em resposta à divulgação do governo, a Volkswagen afirmou que dos 50 modelos da marca que fazem parte da lista, 38 receberam 5 ou 4 estrelas. Segundo nota da empresa, os modelos que receberam menos estrelas, o Jetta e o Jetta Variant, são equipados com motorização 2,5 litros, a gasolina.
Fonte: portal G1, 1º de dezembro de 2009

Garagens em arranha-céus (02/12/2009)

Dez anos depois da inauguração das duas primeiras garagens subterrâneas na cidade de São Paulo e depois de uma infindável sequência de projetos de construção de novas unidades, anunciados por todos os (...)

Investida (08/12/2009)