Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes vão contar com o primeiro sistema intermunicipal de compartilhamento de bicicletas do Brasil a partir deste ano. Até outubro, 70 estações deverão ser implantadas em 20 bairros das três cidades, abrigando as 700 novas bicicletas do projeto chamado Bike PE. O centro do Recife já conta com oito estações do projeto instaladas, destaca o G1.
A iniciativa foi divulgada dia 23 e é uma parceria entre o Governo do Estado de Pernambuco, as prefeituras do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, Banco Itaú e Serttel. De acordo com o secretário das Cidades, Danilo Cabral, o projeto vai abarcar as necessidades de 13% da população, usuária de bicicletas para transporte ou lazer, e foi definido sem esquecer do diálogo com as partes mais interessadas. "Fizemos uma conversa, chamamos os cicloativistas, fizemos isso de forma coletiva. Essa interação nos ajuda a superar esse enorme desafio de garantir mobilidade urbana sustentável. Este projeto é sustentável e ambientalmente adequado", afirma.
Os equipamentos estarão disponíveis à população durante todos os dias da semana, das 6h às 22h. A bicicleta poderá ser usada por 30 minutos seguidos, e o ciclista pode usar quantas vezes quiser ao longo do dia, desde que devolva o equipamento a uma das estações por um período de pelo menos 15 minutos. Para utilizar o sistema, o usuário das bicicletas deverá fazer um cadastro prévio pela internet. Um aplicativo do Bike PE está disponível para Iphone e Android.
O custo do serviço será de R$ 10 mensais. Para os usuários do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), o valor será de R$ 10 ao ano. Danilo Cabral conta que esta é uma das grandes vantagens. "A ideia é favorecer ainda mais a interação entre os tipos de transporte público modais", afirmou. Para cada meia-hora excedente, será cobrada uma taxa de R$ 5. Serão 60 estações no Recife, cinco em Jaboatão e cinco em Olinda. Cada bicicleta vai ter uma apólice de seguro que prevê a cobertura para o usuário em caso de acidentes ou danos a terceiros.
Fonte: portal G1, 23 de maio de 2013

Avenida será duplicada e terá ciclovia

Os acessos para a futura Estação Oratório serão feitos por escadas rolantes (e convencionais) instaladas nas calçadas da Avenida Luís Inácio de Anhaia Melo. É embaixo delas que serão instalados os bic (...)