Parking News

Uma nova estação de metrô pode transformar um bairro. Os moradores do Ipiranga, na Zona Sul, que o digam. Desde que o metrô chegou, há seis anos, a região cresceu e se valorizou muito. O museu é o cartão postal, mas o cartão de visitas do Ipiranga, hoje, é outro: o metrô. A linha 2 verde, que liga a Vila Prudente a Vila Madalena, corta o bairro. Três estações dão acesso à região: Imigrantes, Sacomã e Alto do Ipiranga. Hoje cerca de 17 mil pessoas por dia embarcam no sistema por essa estação, inaugurada em junho de 2007. Em seis anos, muita coisa mudou no bairro, comprova reportagem do G1.
Em frente ao metrô, as lojas fazem referência à estação - afinal é o movimento trazido por ela que garante as vendas. "Sem a estação eu acho que não viraria do jeito que está virando", comenta o comerciante Cândido Alves das Chagas.
A ampliação do transporte também mudou a cara do Ipiranga. Odoclécio Leão, que mora no bairro desde criança, assistiu a transformação e conta: "Vocês vêm que o bairro ganha muito com isso, dá um visual diferente, e o que acontece ao entorno com o metrô que é a reforma das casas, a pavimentação, a beleza que trouxe para o bairro, os benefícios que traz além do comércio forte".
A enorme estrutura amarela, o Expresso Tiradentes, também encurtou distâncias. A via expressa liga o Terminal Parque Dom Pedro, na região central, ao Sacomã e à Vila Prudente. Mas quem vive do comércio diz que a facilidade de acesso aumentou a insegurança.
Segundo dados do Infocrim, os registros policiais na delegacia do bairro apontam crescimento dos roubos e dos furtos de veículos de 2011 para 2012. Os roubos aumentaram 21% e os furtos de veículos 31%.
"Isso também prejudica a comunidade nossa. Mas, isso é consequência do crescimento do nosso bairro, da situação do nosso país hoje", afirma o diretor da Associação Comercial do Ipiranga, Sérgio Yamada.
Crescimento que ninguém quer que volte atrás. "A gente só vive em função do metrô, corda e caçamba", finaliza o dono do estacionamento, Alcides José Hansen.
Fonte: portal G1, 25 de maio de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Avenida será duplicada e terá ciclovia

Os acessos para a futura Estação Oratório serão feitos por escadas rolantes (e convencionais) instaladas nas calçadas da Avenida Luís Inácio de Anhaia Melo. É embaixo delas que serão instalados os bic (...)


Seja um associado Sindepark