A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantou dia 22, na rua Teodoro Sampaio, na zona oeste de São Paulo, o terceiro bolsão de espera para motos e bicicletas - os veículos de duas rodas ficam em uma área exclusiva, na frente dos demais. A prefeitura já havia implantado o sistema no viaduto do Chá, na região central, e na avenida Rebouças, esquina com a rua Estados Unidos, na zona oeste, lembra o UOL.
No cruzamento das ruas Teodoro Sampaio com Henrique Schaumann, a sinalização é reforçada com uma placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos e bicicletas.
Atenção aos vulneráveis
Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os mais vulneráveis a acidentes. Em 2012, das 1.231 pessoas que perderam a vida vítimas de ocorrências fatais no sistema viário, 540 (43,8%) eram pedestres, 438 (35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) pedalavam.
Critérios para definição dos locais
Os locais foram escolhidos em função do número de motocicletas e bicicletas que passam nessas vias. Pela rua Teodoro Sampaio, no pico da manhã, passam mais de 1.200 motos em direção ao centro. Já no cruzamento formado pelo viaduto do Chá, praça Ramos de Azevedo e rua Cel. Xavier de Toledo, circulam em média 428 motos e 37 bicicletas no horário da manhã, das 9h às 10h, e 686 motocicletas e 51 bicicletas à tarde, das 16h30 às 17h30. E na avenida Rebouças, no sentido centro, transita um volume médio de 3.700 motos pela manhã.
Vale lembrar que essa sinalização é novidade no trânsito paulistano, mas já vem sendo usada em cidades espanholas como Barcelona e Madri. Em Barcelona, foi testada em três cruzamentos em 2009 e, posteriormente, expandida para outros locais, atingindo atualmente 60 cruzamentos sinalizados.
Fonte: UOL, 22 de maio de 2013

Categoria: Cidade

Avenida será duplicada e terá ciclovia

Os acessos para a futura Estação Oratório serão feitos por escadas rolantes (e convencionais) instaladas nas calçadas da Avenida Luís Inácio de Anhaia Melo. É embaixo delas que serão instalados os bic (...)