Os preços do etanol hidratado praticados nos postos brasileiros recuaram em 11 estados e no Distrito Federal e subiram em outros 14, de acordo com dados coletados pela Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na semana terminada em 13 de abril de 2012. No estado de Alagoas, os preços permaneceram estáveis. No período de um mês, os preços do etanol recuaram em 13 estados e registram alta em outros 11 estados e no Distrito Federal. Em Goiás e Pernambuco, os preços permaneceram estáveis, informa a Agência Estado.
Em São Paulo, maior estado consumidor, as cotações subiram 0,37% na semana. No período de um mês, as cotações do etanol registram alta acumulada de 1,24% nos postos paulistas. A maior alta semanal foi verificada no Maranhão, de 1,49%. A maior queda semanal foi verificada na Paraíba, de 0,83%.
O preço médio do etanol em São Paulo ficou em R$ 1,874 por litro ante R$ 1,867 na semana anterior. No Paraná, o preço médio ficou em R$ 1,993 (R$ 1,989 na semana anterior). No período de um mês, a maior queda foi verificada no Pará, onde a cotação média recuou 2,08%. A maior alta mensal foi verificada no Distrito Federal, de 7,24%.
Na média de preços do Brasil, a gasolina segue mais competitiva que o etanol, de acordo com a ANP. Em relação à média do preço da gasolina no País, que foi de R$ 2,742 por litro, o preço do etanol é competitivo até R$ 1,9194 por litro. Como o preço médio do etanol no Brasil está em R$ 1,986, os preços da gasolina estão 3,35% abaixo do ponto de equilíbrio.
No Brasil, o preço mínimo registrado para o etanol foi de R$ 1,56 por litro, no Estado da Bahia. O preço máximo foi de R$ 3,12 por litro registrado no Acre. Na média de preços, o menor preço médio foi R$ 1,874 por litro, registrado em São Paulo, e o maior preço médio foi registrado em Roraima, a R$ 2,547 por litro.
Fonte: Agência Estado, 13 de abril de 2012

Pisca alerta (11/04/2012)

A festa dos serviços de valet em SP acaba a partir de junho. Conhecidas pela maneira informal de operar, as empresas se tornarão alvo de fiscalização intensa por meio de uma versão do cartão de Zona A (...)