O aumento do número de habitantes por veículo é recente em países emergentes, mas é antigo nos mais desenvolvidos. Os EUA e o Reino Unido, por exemplo, estão perto da relação de um habitante para cada automóvel. Mesmo nas regiões onde o transporte público é eficiente, como Londres e Nova York, os congestionamentos são freqüentes, ressalta reportagem de O Estado. Em Londres, dona de extensa linha de metrô conectada a trens e ônibus, o trajeto do aeroporto internacional (Heathrow) ao centro pode levar 1h40. A distância é semelhante à do Aeroporto de Guarulhos até a região central de São Paulo. O tráfego também é pesado nas rodovias. Numa sexta-feira, o percurso de cerca de 160 km de Derby a Londres pode demorar 5h30.
O presidente do conselho mundial da Ford, Bill Ford, disse recentemente que, se nada for feito, "poderemos enfrentar um congestionamento global, com desperdício de tempo, energia e recursos, comprometendo o fluxo do comércio e serviços de saúde". Segundo ele, até meados do século, a frota mundial vai crescer de 1 bilhão para 4 bilhões de veículos. O executivo defende o desenvolvimento de sistemas móveis de comunicação embarcada que alertem o motorista sobre o trânsito e indiquem alternativas para fugir de congestionamentos. Também o compartilhamento de carros e novas opções de automóveis urbanos, para um, dois e três passageiros.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 15 de abril de 2012

Pisca alerta (11/04/2012)

A festa dos serviços de valet em SP acaba a partir de junho. Conhecidas pela maneira informal de operar, as empresas se tornarão alvo de fiscalização intensa por meio de uma versão do cartão de Zona A (...)