Após decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) em março, que delimitou provas para comprovar embriaguez (apenas teste de bafômetro e exame de sangue serão aceitos) e enfraqueceu a Lei Seca, a Polícia Militar reforçou a fiscalização nas estradas paulistas e o número de motoristas flagrados bêbados mais que dobrou na Páscoa, segundo noticiou a Folha. Foram 320 reprovados no bafômetro no feriado deste ano contra 121 no ano passado - alta de 164%. As operações cresceram quase na mesma proporção (156%) - 313 neste ano contra 122 em 2011.
Ao todo, 5.049 motoristas passaram pelo teste e 183 (3,5%) se recusaram a fazê-lo. O motorista não é obrigado a produzir provas contra si e pode recusar os exames aceitos pelo STJ, mas mesmo assim é levado à delegacia e pode ser indiciado.
Para a tenente Fabiana Pane, da Polícia Militar Rodoviária, há uma "sensação de impunidade" entre motoristas, o que levou ao reforço das operações. "Nós estamos numa fiscalização crescente e não só nos feriados", disse.
Na cidade de São Paulo, 7.347 motoristas passaram pelo teste do bafômetro - 463 foram reprovados. A polícia não divulgou quantos se recusaram a fazer o exame.
Fonte: Folha de S. Paulo, 10 de abril de 2012

Pisca alerta (11/04/2012)

A festa dos serviços de valet em SP acaba a partir de junho. Conhecidas pela maneira informal de operar, as empresas se tornarão alvo de fiscalização intensa por meio de uma versão do cartão de Zona A (...)