Os tradicionais ônibus vermelhos de Londres, que se destacam pelos dois andares e pela porta traseira aberta, voltaram a circular pelas ruas da capital britânica ontem, dia 27, com uma versão mais aerodinâmica e ecológica. Coincidindo com o ano dos Jogos Olímpicos e do Jubileu de Diamantes da rainha Elizabeth II, Londres recupera um de seus principais símbolos, assim como os espaçosos táxis pretos, as cabines telefônicas, o Big Ben e os "bobbys", como são chamados os policiais da capital britânica.
Desde dezembro de 2005, quando foram retirados de circulação por problemas de segurança e acessibilidade, os clássicos "Routemasters" só eram encontrados no centro de Londres, onde funcionava apenas como uma espécie de atração turística.
No entanto, após a apresentação oficial no final do último ano, oito novos ônibus começaram a circular pela rota 38, a mesma que une o bairro de Hackney, no leste de Londres, com a estação de trem de Victoria. Apesar das transformações em seu desenho, o ônibus manteve suas clássicas características.
O novo desenho, criado pela empresa norte-irlandesa Wrightbus, mistura os elementos tradicionais de seus antecessores - a cor vermelha, os dois andares e a porta traseira aberta - com novas tecnologias, que se preocupa em assegurar baixos níveis de poluição e consumo energético.
"Sua principal vantagem é a eficiência energética e seus baixos níveis de emissões de poluentes. Além disso, o novo ônibus agrada muito as pessoas, incluindo as crianças", assegurou à Agência EFE David Hampson-Ghani, diretor de projetos da empresa Transporte de Londres.
Apesar de continuar sendo vermelho por fora, o novo ônibus pode ser considerado verde por dentro, já que sua tecnologia apresenta um motor híbrido, um sistema de freio que recicla 90% da energia empregada e alguns materiais utilizados nos carros de Fórmula 1.
Além da porta traseira, os novos modelos dispõem de outras duas entradas na parte dianteira e central do veículo, assim como duas escadas em cada extremo para agilizar o acesso das pessoas e reduzir o tempo das paradas.
Fonte: agência EFE, 27 de fevereiro de 2012

Valets agora até para bikes (27/02/2012)

Se já não é tão simples driblar os carros e andar de bicicleta em São Paulo, estacioná-la nas ruas da cidade é mais um desafio. Nem sempre a técnica de amarrá-la no poste ou em árvore é segura e falta (...)

CET inaugurará duas ciclofaixas (28/02/2012)