Durante o ano passado, os mais de 66 milhões de proprietários de veículos em todo o País pagaram R$ 25,1 bilhões de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos e Automotores). Os dados fazem parte de um estudo divulgado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) ontem, dia 27, que ainda coloca São Paulo como o estado onde se encontra a maior arrecadação do imposto. Ao longo de 2011, foram arrecadados mais de R$ 10 bilhões com o IPVA no estado, enquanto em Roraima, que obteve o menor registro, as cifras circularam em torno dos R$ 31 milhões, destaca o InfoMoney.
Segundo o instituto, é importante lembrar que, por se tratar de um tributo estadual, os valores e alíquotas são diferentes em cada unidade da federação.

"Alguns estados oferecem menor tributação em relação a outros, entre outras facilidades burocráticas, e que, de acordo com a distância geográfica, sinalizam uma migração de contribuintes para locais onde o pagamento de tributos é menor", afirma o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.
Cenário
O estudo releva ainda que no quesito quantidade de veículos por habitante a maior proporção, de 0,55, é do estado de Santa Catarina, e a menor, de 0,12, do estado do Maranhão.
Quanto à arrecadação do IPVA por habitante, o maior valor médio, de R$ 262,92, está em São Paulo, seguido pelo Distrito Federal, com R$ 243,10, Santa Catarina, com R$ 163,90, e Paraná, com R$ 151,20. Nesse mesmo quesito, os menores valores foram mensurados no Maranhão (R$ 32,08) e Pará (R$ 37,70).
Fonte: InfoMoney, 27 de fevereiro de 2012

Valets agora até para bikes (27/02/2012)

Se já não é tão simples driblar os carros e andar de bicicleta em São Paulo, estacioná-la nas ruas da cidade é mais um desafio. Nem sempre a técnica de amarrá-la no poste ou em árvore é segura e falta (...)

CET inaugurará duas ciclofaixas (28/02/2012)