O número diário de multas aplicadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) por desrespeito a pedestres em São Paulo cresceu cinco vezes desde que a fiscalização intensa foi expandida para toda a capital, em 19 de setembro. Até o fim de setembro, 16.592 autuações foram anotadas pelos marronzinhos, uma média de 1.382 por dia. Já entre 8 de agosto, quando a fiscalização começou a ser feita na região central da cidade, até 9 de setembro, houve um total de 10.266 multas, ou cerca de 311 por dia, destaca o Jornal da Tarde.
Ao todo, de 8 de agosto a 30 de setembro, 28.393 multas por desrespeito a pedestres foram registradas na capital. São cinco as infrações nesse sentido: deixar de dar preferência a quem está a pé ou de bicicleta na faixa, não esperar as pessoas finalizarem a travessia (mesmo se o sinal abrir), ignorar a prioridade delas em conversões, não ligar a seta para dobrar a esquina e parar sobre a faixa de pedestres quando o farol fechar. Furar sinal fechado também foi contabilizado.
Segundo a CET, nesse período, as irregularidades que mais levaram a autuações foram não dar a seta ao fazer a curva (10.041) e avançar o sinal vermelho (6.377). Depois aparecem, com 5.229 multas, o enquadramento por não priorizar os pedestres nas conversões e, com 4.496 infrações lavradas, deixar de dar preferência às pessoas na faixa. Já parar sobre a faixa de travessia durante a mudança do sinal rendeu 1.239 multas. Por fim, com 806 autuações registradas, aparece a infração ligada à prática de não esperar pedestres concluírem a travessia.
Câmeras
Do total de multas por desrespeito a pedestres aplicadas pela CET entre 19 e 30 de setembro, 205 foram por meio de câmeras de vídeo. Ao todo, a CET tem 240 câmeras habilitadas para flagrar infrações de veículos contra quem está a pé. A cidade tem 500 câmeras. As multas a distância são anotadas por marronzinhos da CET em cinco centrais de monitoramento do trânsito.
Fonte: Jornal da Tarde, 5 de outubro de 2011

Parceria nos trilhos (05/10/2011)

O governo de São Paulo acerta ao oferecer, de uma só vez, um conjunto de linhas de transporte sobre trilhos para a construção e a exploração da iniciativa privada. O Estado tenta aproveitar-se das con (...)

Flanelinhas nas barbas da Guarda (10/10/2011)