A 2ª fase das obras da Via Perimetral, a avenida que cortará o congestionado bairro do Morumbi, finalmente vai sair do papel. A Prefeitura concluiu o projeto completo da via, que deverá ter 6,1 km e ligar a Praça Roberto Gomes Pedrosa, na frente do Estádio do Morumbi, à Ponte João Dias, na Marginal do Pinheiros. A inauguração está prevista para o 1º semestre de 2013, segundo informação de O Estado de S. Paulo.
A Perimetral é vista como solução para aliviar as carregadas Avenidas Morumbi e Giovanni Gronchi, onde moradores passam até 1 hora parados no trânsito nos picos de manhã e tarde. A nova via será quase paralela à Giovanni Gronchi. E, segundo projeção da Prefeitura, deverá ser mais importante para o bairro até que a própria Giovanni - a previsão é de que receba 2,4 mil veículos por hora, cerca de 300 a mais que a avenida existente.
O 1º trecho da Perimetral, de 1,5 km, está sendo finalizado. Integra obras de urbanização da Prefeitura em Paraisópolis, que será cortada pela via. Inicialmente prometido para o fim de 2010, o trecho deverá agora ser entregue com os outros, em 2013. Já a 2ª parte finalmente teve trajeto definido. Terá 2,2 km e passará apenas por áreas nobres.
No último trecho, de 2,4 km, seguirá o trajeto da Rua Itapaiuna, que vai de Paraisópolis à Ponte João Dias.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 5 de outubro de 2011

Categoria: Cidade

Parceria nos trilhos (05/10/2011)

O governo de São Paulo acerta ao oferecer, de uma só vez, um conjunto de linhas de transporte sobre trilhos para a construção e a exploração da iniciativa privada. O Estado tenta aproveitar-se das con (...)