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No próximo ano, o número de inaugurações de shopping centers no Brasil deverá bater recorde: serão 42 em diferentes regiões do país, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Atentas à expansão da economia brasileira, puxada principalmente pelo consumo das famílias, grandes construtoras decidiram retomar os projetos que haviam sido suspensos em 2008, no auge da crise financeira mundial.
Nem a crise atualmente vivida pelas economias europeia e americana, que vem derrubando mercados e espalhando o medo de contágio no mundo, impediu que os investimentos fossem ampliados para os próximos anos, aponta reportagem do G1.
"Em 2008, com a crise (financeira, iniciada nos EUA), houve represamento dos projetos de construção de shoppings, e o reflexo apareceu nos dois anos seguintes. Os investidores ficaram receosos e preferiram esperar. O que veremos em 2012 é a liberação desses projetos, que vão se somar aos que já estavam previstos, atingir esse recorde", disse o professor do Programa de Administração de Varejo (Provar), da FIA, Eduardo Terra.


Shopping Cidade Data prevista
1 Continente Park Shopping São José-SC 01/04/2012
2 JK Iguatemi Shopping São Paulo-SP 01/03/2012
3 Bourbon Shopping Wallig Porto Alegre-RS 01/04/2012
4 Shopping Pelotas Pelotas-RS 01/04/2012
5 Venda Nova Shopping B. Horizonte-MG 01/04/2012
6 Amapá Garden Shopping Macapá-AP 01/05/2012
7 Shopping Jundiaí Jundiaí-SP 01/09/2012
8 Shopping Pátio Batel Curitiba-PR 01/09/2012
9 Boulevard Shopping Vila Velha-ES 01/10/2012
10 S. Metropolitana Barra Rio de Janeiro-RJ 01/10/2012
11 Shopping Pátio Pinda Pindamonhangaba-SP 01/10/2012
12 Riomar Shopping Recife-PE 01/11/2012
13 S. Bosque dos Ipês Campo Grande-MS 01/11/2012
14 Shopping Pátio Botucatu Botucatu-SP 01/12/2012
15 Shopping Metrô Tucuruvi São Paulo-SP 1°/sem/2012
16 Shopping Bela Vista Salvador-BA 1°/sem/2012
17 Itaboraí Plaza Itaboraí-RJ 1°/sem/2012
18 Parque Shopping Belém Belém-PA 1°/sem/2012
19 Uberlândia Shopping Uberlândia-MG 2°/bim/2012
20 Shopping Londrina Norte Londrina-PR 2°/sem/2012
21 Boulevard Londrina Londrina-PR 2°/sem/2012
22 Park Shopping Cpo Gr. Rio de Janeiro-RJ 2012
23 Shopping Ponta Negra Manaus-AM 2°/sem/2012
24 Shopping Pátio Mogi Moji Mirim-SP 2°/sem/2012
25 Messejana Shopping Fortaleza-CE 2°/sem/2012
26 Metropolitan Garden Betim-MG 2°/sem/2012
27 São Bernardo Shopping S. B. do Campo-SP 2°/sem/2012
28 Village Mall Rio de Janeiro-RJ 2°/tri/2012
29 Park Lagos Cabo frio-RJ 2°/bim/2012
30 Shopping Estação BH B. Horizonte-MG junho/2012
31 Parc Etoile Shopping B. Horizonte-MG novembro/12
32 Golden Square S. Center S. B. do Campo-SP novembro/12
33 Outelt Premium Brasília Alexânia-GO 1°/tri/2012
34 Buriti Shopping Mogi Guaçu-SP 2°/sem/2012
35 Unique Shop. Marabá Marabá-PA 01/11/2012
36 São Paulo Prime Outlets Araçariguama-SP 2012
37 Shop. Nova 25 de Março São Paulo-SP 2012
38 Shopping Betim Betim-MG 2°/sem/2012
39 Shopping Nações Bauru Bauru-SP 4°/tri/2012
40 Shop. Pq. das Bandeiras Campinas-SP outubro/12
41 Via Vale Garden Shop. Taubaté-SP setembro/12
42 Shopping Pátio Marabá Marabá-SP outubro/2012
Fonte: Abrasce

Ainda que alguns setores da economia tenham sido mais afetados pela crise, como a indústria, o de shopping centers ficou protegido porque a demanda ainda tem sido mais alta do que a oferta, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
"O aspecto demográfico tem contribuído muito, o acesso da população aos centros de compras cresce, e a tendência a longo prazo é impressionante. Acreditamos que esse fenômeno vai gerar prosperidade por um longo período", afirmou o diretor financeiro da BR Malls, Leandro Bousquet. O plano da maior operadora de shopping centers do Brasil é inaugurar de dois a três empreendimentos a cada ano.
Das 42 inaugurações de shoppings previstas para 2012, seis são na região Norte, em estados como Amazonas, Pará e Amapá. Mas a concentração maior continua sendo no Sudeste, com destaque para as cidades do interior.
"Temos uma demanda muito grande dos varejistas. As grandes redes estão em busca de mais espaço. Antes, para pensar em um projeto, falávamos de cidades de 250 mil habitantes para cima. Hoje, o foco também está em cidades de 100 mil a 150 mil", disse Marcello Sallum, sócio-diretor da Lumine, empresa responsável pela administração de 11 shoppings nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
Hoje, 55% dos shoppings estão em capitais e 45% no interior, de acordo com Sallum. Na década de 1980, a proporção era de 70% e 30%, respectivamente. "Existem capitais com muitos shoppings, terrenos escassos e caros... Estamos diversificando, em busca de novos consumidores e vamos onde eles estiverem."
O crescimento do setor, que em 2011 deverá ser de 12%, segundo a Abrasce, está sustentado no recente aumento da sua capitalização. "Os shoppings estão mais capitalizados. Em décadas passadas, os empreendimentos eram financiados por empreendedores. Hoje, há fundos de investimentos, investidores estrangeiros, empresas abrindo capital", pontuou Adriana Colloca, superintendente de operações da Abrasce.
Os grandes grupos que investem em shopping centers atuam com parceiros internacionais ou fundos de investimento de capital nacional ou estrangeiro, conforme explicou Rodrigo de Castro, especialista em Direito Imobiliário do Campos Mello Advogados. "Exerce atividades no Brasil, por exemplo, um grupo europeu de fundo de investimento especialista em construção de outlets. Em um ano, três empresas especializadas em shoppings centers de outlet europeu nos procuraram para iniciar suas atividades aqui no Brasil. Pode parecer pouca coisa, mas já aponta tendências", afirmou.
No entanto, geralmente o investidor é brasileiro, com fundo de investimento estrangeiro ou investidor estrangeiro que faz parceria com empreendedor brasileiro já estabelecido no mercado, segundo o especialista.
"Existe um mercado consumidor muito forte no Brasil, e os shoppings estão bombando. Se de um lado o mundo fica com medo da crise, de outro vê o Brasil como uma opção segura", disse Terra.
Fonte: portal G1, 7 de outubro de 2011

Categoria: Mercado


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